quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Detergente Caseiro - Casa de Banho



Tal como referido no meu primeiro post desta minha viagem, uma das coisas que eu procuro para 2014 é por em prática ao máximo todos os meus pensamentos.. "Pensar menos e fazer mais", é essa a minha máxima para 2014.

Uma das coisas que me despertou bastante a minha atenção ao longo do ano de 2013, e conforme eu fui lendo e descobrindo blogs que abordam este tema, ganhei um especial interesse por conseguir eliminar os tão famosos e consumidos detergentes químicos que compramos nos supermercados.. trocando essas mesmas bombas mortais para o planeta e para o seres, por detergentes caseiros, "fabricados" maioria das vezes com produtos que já são comuns nas nossas cozinhas.

Este, foi o primeiro que eu fiz (já feito nos últimos dias de 2013, mas ainda não o usei). Tirei a receita do livro: "A Dona de Casa Perfeita" de Mónica Duarte, uma conhecida blogger (penso que é assim que se escreve..)         
http://www.organizaracasa.com/

Eu sou novinha neste mundo dos blogs, ainda nem sei trabalhar com isto... mas pronto. Penso que não haverá qualquer problema em deixar aqui a receita, visto que a mesma está publicada no livro da Mónica Duarte, que com bastante sucesso já vai na 3ª edição.. de qualquer maneira irei informa-la desta minha publicação e se a mesma se opuser eu apagarei este meu post.

Receita do Detergente Caseiro

- 4 partes de água;
- 1 parte de vinagre; (eu usei vinagre de vinho branco, porque ao longo das minhas pesquisas fui sempre lendo que para fazer os detergentes caseiros o melhor vinagre será esse mesmo)


Modo de preparação:
- Nada mais fácil do que colocar a mistura num borrifador, identificar devidamente o borrifador para evitar descuidos e está pronto a utilizar. Excelente desinfetante para a bancada, fogão, máquinas e até o exaustor.. palavras da Mónica. Se bem que devo salientar, o facto deste detergente ser corrosivo devido ao vinagre, logo, quem tem bancadas em mármore não o deve utilizar porque ele danifica o mármore. A Mónica salienta ainda que tem realmente um excelente poder de desengordurar e que resulta mesmo.

O meu testemunho? Só depois de o experimentar!
Assim que o fizer, comunico-vos aqui.

Gostaria também, se possível que caso alguém conheça outras receitas de outros detergentes caseiros para diversas utilizações, sejam elas quais forem, que me informem pois poderão também ser uma ajuda neste meu inicio de "projeto".

Obrigada leitores.

Beijos

Sem comentários:

Enviar um comentário